Serra do Mel avança na saúde e firma pacto com o SAMU: profissionais locais já iniciam treinamento

O compromisso firmado com o SAMU faz parte do plano de governo da atual gestão, que tem como prioridade o investimento na saúde pública do município.

A Prefeitura de Serra do Mel acaba de dar um passo importante no fortalecimento da rede de urgência e emergência do município: foi firmada a pactuação com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), integrando oficialmente a cidade ao sistema regionalizado de atendimento pré-hospitalar.

O compromisso firmado com o SAMU faz parte do plano de governo da atual gestão, que tem como prioridade o investimento na saúde pública e na melhoria do tempo-resposta em situações críticas.

Como contrapartida municipal, Serra do Mel irá disponibilizar um enfermeiro e quatro técnicos de enfermagem, que passarão por capacitação especializada oferecida pela equipe técnica do próprio SAMU. O treinamento começa nesta quinta-feira, 31 de julho, e a atuação da equipe local já se inicia com foco na eficiência e padronização dos protocolos de atendimento.

“Esse é mais um avanço importante na regionalização da saúde. Com a pactuação com o SAMU, damos mais agilidade e qualidade ao atendimento de urgência, algo que sempre foi compromisso nosso com a população”, destacou o prefeito Kênio Azevedo.

Com o novo modelo regionalizado, a cidade de Areia Branca passa a ser referência direta para Serra do Mel. Isso significa que, ao acionar o 192 em Serra do Mel, a ligação será automaticamente direcionada para a base central em Natal, que fará o repasse imediato à central de Areia Branca, responsável pelo deslocamento da ambulância e da equipe de atendimento.

É importante ressaltar que, no Rio Grande do Norte, o SAMU é um serviço municipalizado, ou seja, só existe SAMU com base própria nas cidades-polo como Natal e Mossoró. Com a pactuação, municípios como Serra do Mel passam a integrar essa rede por meio de parcerias, garantindo cobertura e resposta mais eficaz para situações de emergência.

Foto: ilustrativa

Postar um comentário

0 Comentários