Cinco dias antes da prova, Edcley Teixeira, estudante de Medicina, apresentou em uma live questões praticamente idênticas às aplicadas no último domingo. Ele afirma participar dos pré-testes realizados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e disse lembrar detalhes das perguntas, que utiliza em aulas on-line oferecidas como curso preparatório.
Teixeira afirma que adivinhou as questões dentro dos parâmetros legais, sem nenhum vazamento de material, apenas para “democratizar a educação”. Apostilas do curso que ele oferece, obtidas pelo g1, também continham uma sexta questão do Enem 2025, sobre tijolos.
Em nota publicada no site do MEC, o Inep reafirmou a isonomia, lisura e validade das provas do Enem 2025. O instituto informou que, após relatos de antecipação de questões similares, a equipe técnica da comissão assessora responsável pela montagem das provas analisou o caso e decidiu anular três itens aplicados.
Segundo o órgão, o Enem utiliza a Teoria da Resposta ao Item (TRI), que exige a pré-testagem de perguntas, e estudantes participantes desses pré-testes têm contato com itens que podem ser usados no exame.
O Inep afirmou: “Nenhuma questão foi apresentada tal qual na edição de 2025 do exame. Na divulgação observada nas redes sociais, foram identificadas similaridades pontuais entre os itens.”
A nota também informou que a Polícia Federal foi acionada para apurar a conduta e autoria na divulgação das questões e para garantir a responsabilização por eventual quebra de confidencialidade ou divulgação indevida de conteúdo sigiloso.
O instituto acrescentou que mantém protocolos rigorosos de segurança na elaboração das provas: “O Inep promove diversas estratégias para calibrar as questões que compõe o Banco Nacional de Itens e podem ser usadas na elaboração das provas do Enem. Os processos envolvem rigorosos protocolos de segurança, que foram cumpridos em todas as etapas do exame.”
A live do estudante foi transmitida no YouTube no dia 11 de novembro de 2025. Em seu canal, Edcley apresentou itens que, segundo ele, fazem parte de questões vistas em pré-testes. Uma das perguntas mostrada por ele, sobre ruído sonoro, reproduzia todas as alternativas idênticas, a mesma função logarítmica e os mesmos valores da questão aplicada no Enem.
Nos stories, ele listou perguntas trabalhadas com seus alunos antes da prova. Também afirmou ter tido acesso antecipado a questões do Enem de 2023 e de 2024. Em outro exemplo mostrado na live, no item 34, Edcley apresentou uma questão de Biologia sobre espécies que evoluem e se mantêm restritas a ambientes específicos. No Enem 2025, foi aplicada uma pergunta sobre o mesmo tema, com enunciado diferente, mas quatro das cinco alternativas idênticas às usadas por ele, inclusive a resposta correta.
Agência Brasil


0 Comentários