Taxa de abandono no 1º ano do ensino médio cai pela metade no RN após programa Pé-de-Meia

Incentivo financeiro do Governo Federal é apontado como um dos fatores para a permanência dos estudantes nas escolas da rede pública potiguar /Foto: Reprodução 

A taxa de abandono escolar no 1º ano do ensino médio da rede pública do Rio Grande do Norte caiu pela metade após a implementação do programa Pé-de-Meia. Os dados reforçam o impacto positivo da iniciativa, que oferece incentivo financeiro a estudantes de baixa renda matriculados no ensino médio público.

Criado pelo Governo Federal, o programa tem como objetivo reduzir a evasão escolar e estimular a permanência dos alunos na sala de aula, por meio do pagamento de parcelas condicionadas à frequência escolar e à participação nas atividades educacionais.

Continua após a publicidade 

No Rio Grande do Norte, a redução no abandono do 1º ano é vista como um avanço importante para a educação pública, já que essa etapa concentra historicamente um dos maiores índices de evasão escolar. Além do incentivo financeiro, especialistas destacam que ações de acompanhamento pedagógico e apoio às famílias também contribuem para os resultados.

A expectativa é de que, com a continuidade do programa e de outras políticas voltadas à educação, os índices de permanência escolar continuem melhorando nos próximos anos, ampliando as oportunidades para milhares de jovens potiguares.

Postar um comentário

0 Comentários